29/09/2009

Planificação Modular Anual

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE BARCELINHOS

Ano Lectivo: 2010 /2011

Curso: PROFISSIONAL

Ano: 11º Turma: H

Nome da Disciplina: Francês Nº Total de horas (tempos): 72 (96)


Módulo Nº:4 Nº de horas (tempos): 24 (32)

Nome do Módulo: Médias et Société

Data de início: 10Setembro Data do fim: 23 de Novembro

Síntese dos conteúdos:
Este módulo visa proporcionar aos alunos o conhecimento da imprensa francófona e, simultaneamente, equacionar a relação entre os media e o contexto social numa perspectiva intercultural. Estes conhecimentos são essenciais para a aprendizagem da cidadania consciente, permitindo uma posição crítica face às informações difundidas pelos media. Do ponto de vista da competência comunicativa, pretende-se que o aluno desenvolva a competência de recepção crítica do texto escrito em suportes diversificados, o que possibilitará, num segundo momento, realizar produções escritas diversificadas dentro do género jornalístico.
Propõe-se, neste módulo, a realização de uma tarefa final, que implicará cada aluno individualmente e toda a turma enquanto colectivo: a elaboração, produção e distribuição na escola de um jornal em língua francesa. A sequência de aprendizagem permitirá um percurso faseado, que partirá da investigação temática sobre o mundo da imprensa francófona, levará à leitura cuidada de documentos de imprensa e ao estudo da organização de um jornal e terminará na produção de artigos a partir da combinação coerente de sequências estudadas.
O trabalho a realizar possibilitará o desenvolvimento do espírito crítico e a abertura sobre realidades culturais diversificadas, assim como a expressão individual e a criatividade.


Módulo Nº: 5 Nº de horas (tempos): 24 (32)

Nome do Módulo: Communication et Globalisation

Data de início: Novembro Data do fim: de Março

Síntese dos conteúdos:
Este módulo inscreve-se na continuidade do módulo 4. Visa levar o aluno a tomar consciência dos desafios da sociedade de informação no contexto dos países francófonos e a colocar as tecnologias da informação e da comunicação ao serviço de um contacto com a língua e a cultura, de novas aprendizagens e da sua formação geral enquanto cidadão.
O aluno poderá comparar o impacto dos vários meios de comunicação, mais particularmente da Internet, no mundo actual, e analisar as implicações culturais, sociais, políticas, económicas e éticas a partir de casos polémicos da actualidade. A reflexão e a discussão sobre o desempenho dos novos meios de comunicação e de informação na globalização conferem a este módulo um papel importante na construção da identidade cultural e na promoção de valores e de atitudes.
O percurso deste módulo conduzirá o aluno a tratar informação veiculada em vários suportes (áudio, audiovisual, escrito e electrónico), a analisar e reflectir sobre esta problemática no mundo francófono e nas sociedades europeias, a participar em interacções electrónicas (chat, fórum, correio electrónico) e a criar um produto sobre um tema do seu interesse em suporte multimédia.


Módulo Nº: 6 Nº de horas (tempos): 24 (32)

Nome do Módulo: Autour d’une Oeuvre Intégrale

Data de início: de Março Data do fim: de Maio

Síntese dos conteúdos:
Este módulo visa levar o aluno a tomar consciência da especificidade da recepção do texto literário através de uma experiência de leitura de uma novela ou uma banda desenhada francófona contemporânea.
A abordagem pedagógica será baseada, num primeiro tempo, na análise do paratexto, criando uma motivação para a leitura integral da obra. Numa segunda fase, a obra será analisada a nível comunicativo, discursivo, linguístico e cultural. Numa terceira fase, o texto literário será transformado em diálogo que será, por fim, dramatizado e apresentado aos alunos da turma ou da comunidade educativa. O trabalho de reescrita permitirá ao aluno apreender melhor as intenções de comunicação e dar a sua interpretação do texto a partir de indícios textuais e/ou icónicos. Em função da dimensão, do interesse ou da complexidade do texto literário em estudo, o aluno seleccionará o(s) excerto(s) a reescrever assim como o tipo de produto final: sketch, saynète, quadro, peça de teatro, etc. Na dramatização, o aluno poderá treinar a sua competência de interacção na sua dimensão verbal e não verbal. A gravação da dramatização facilitará o trabalho de avaliação formativa e sumativa.
As obras sugeridas são recentes e enquadram-se, na medida do possível, na temática Informação e comunicação. Esta abordagem do texto literário pode contribuir para enriquecer a bagagem cultural do aluno e implementar o trabalho cooperativo, visto que será necessário executar tarefas em grupo.

Sem comentários:

Enviar um comentário